AS CINCO QUESTÕES DE AMORAMON


PREFÁCIO

Sem fé em Cristo e honestidade pessoal nenhum homem conseguirá respondê-las, porque ele deve obter as respostas com o concurso do Espírito de Deus e não simplesmente com as conclusões de sua mente carnal.

Ensinou Tiago em 1: 5-7:
 “Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus – que a todos dá liberalmente com simplicidade e sem recriminação – e ser-lhe-á dada. Mas peça-a com fé, sem nenhuma vacilação, porque o homem que vacila assemelha-se à onda do mar levantada pelo vento e agitada de um lado para outro. Não pense, portanto tal homem que alcançará alguma coisa do Senhor”.

Jesus disse a Pedro que ele era bem-aventurado por saber que Ele era o Filho de Deus por revelação do Pai Eterno e não por suas conclusões da carne e do sangue como todo homem natural aprende a julgar as coisas materiais deste mundo. Sem compreender que as coisas que se manifestam dos céus, devem ser avaliadas juntamente com o concurso do Espírito de Deus.

INTRODUÇÃO

“A verdade brotará da terra e a justiça olhará desde os céus”, Salmo 85: 11.

“Falarás sussurrando da terra, tua voz sufocada subirá da poeira”, Isa 29:4.

“Vou tomar a vara de José (o livro de José ou o Livro de Mórmon) que está na mão de Efraim... para juntar à vara de Judá ( o livro de Judá ou a nossa Bíblia) de modo que unidas na mão não sejam senão uma” (uma só vara ou um só livro). Ezequiel 37:19

“Naqueles dias a casa de Judá unir-se-á à de Israel, e das regiões do Norte voltarão juntas à terra cuja posse concedi a seus pais”. Jeremias 3:18

“... E far-te-á prosperar e multiplicar mais que os teus pais”. Deut 30:5

Qual o significado desse conjunto de escrituras?
- Certamente elas revelam o processo pelo qual Deus declara que agirá para reunir e coligar um povo disperso desde mais que dois milênios passados. Para restaurá-lo à posse das terras que concedeu a seus pais ( Abraão, Isaque, Jacó e Moisés).
- Para isso, Deus fala dum outro livro a ser revelado e que deverá ser unido ao livro que veio dos judeus (nossa Bíblia).
- Para nos ajudar a identificar esse livro que estará nas mãos dos descendentes de Efraim Ele nos diz que “a verdade brotará da terra e que a justiça olhará desde os céus”.

Deus nos ensina que as escrituras são o paradigma que devemos adotar para buscarmos o entendimento Dele pelo entendimento daquele que o Pai enviou para ensinar o caminho pelo qual podemos renascer espiritualmente e herdar a salvação eterna depois da ressurreição.

¨São elas mesmas que dão testemunho de mim... Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a glória que é só de Deus?¨ João 5:39, 44.

 Para entendermos corretamente essas palavras de Jesus é preciso entender que a palavra glória aí empregada tem o sentido de inteligência ou entendimento. Em palavras mais simples está dito que recebemos e transmitimos o entendimento da carne e do sangue, mas não buscamos de Deus o verdadeiro entendimento, o qual está no Espírito e é só Dele.
Devemos vencer o mundo como Jesus declara ter vencido.
Para isso devemos ser capazes de compreender e rejeitar todos os enganos do mundo – significando liberdade daquilo que nos submete.

Prometeu o Senhor em 1831 a todos nós pelo profeta que ungiu nos últimos dias:  ¨...e com quem vier Eu raciocinarei como com os homens em dias passados, e vos mostrarei o meu forte raciocínio.
“...convosco raciocinarei, e convosco falarei e profetizarei”.

“E é também um dever imperativo que temos para com toda a geração nascente e para com todos os puros de coração – pois existem ainda muitos na terra entre todas as seitas, partidos e denominações que são cegados pelas sutis  astúcias dos homens,... e que só estão afastados da verdade por não saberem onde encontrá-la”(palavras do profeta da Restauração em 1841)                         

FIM DA INTRODUÇÃO
A PRIMEIRA QUESTÃO

Em Efésios 4: 4-5 o apóstolo Paulo diz haver um só corpo (Igreja) uma só fé e um só batismo. Em Efésios 4: 11-14 ele diz que Cristo constituiu os oficiais de Sua Igreja nos seus vários chamados, visando o aperfeiçoamento dos cristãos e o trabalho da construção do corpo de Cristo (Igreja), até que todos tenham chegado à unidade de fé e do conhecimento do Filho de Deus; para não sermos joguetes de todo vento de doutrina.
Acontece que desde os dias de Paulo os cristãos começaram a ser joguetes de incontáveis ventos de doutrina e foram espalhados de forma crescente por miríades de igrejas; não pode isso produzir uma só fé nem um só batismo.

Sem que exista de fato a verdadeira Igreja de Jesus Cristo neste mundo é impossível ao homem conseguir unidade de fé; a palavra de Paulo a nós pelo Espírito Santo teria sido vã. Essa Igreja verdadeira foi estabelecida por Jesus na Sua primeira vinda. Ela era única!
Sua denominação era o nome de seu fundador – A Igreja de Jesus Cristo. Nenhum outro nome mais digno e adequado poderia ser dado à Igreja que Ele fundou.

“É Cristo dividido?”, 1 Coríntios 1:13
“Deus não é autor de confusão, mas de paz”, 1 Coríntios 14: 33
“Uma casa dividida contra si mesma não pode subsistir”
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem”. Salmos 126:1

ONDE ESTÁ A IGREJA DE JESUS CRISTO ENTRE AS MIRÍADES QUE PRETENDEM ESTAR PREGANDO EM SEU NOME?

A SEGUNDA QUESTÃO

Em Hebreus 5: 1-10 temos a palavra de que todos os pontífices são escolhidos por Deus entre os homens e são constituídos em favor dos homens. É enfatizado que ninguém pode apropriar-se dessa honra sem que tenha sido chamado a ela por Deus. Diz claramente que o próprio Jesus Cristo não atribuiu a si mesmo a honra de ser pontífice. Essa honra lhe foi concedida por Deus Pai, proclamando-o um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque.

Em João 15: 16, Jesus então investido por Deus dessa sagrada autoridade, escolheu entre os seus discípulos aqueles que iria constituir e enviar ao mundo então conhecido; tornando claro a todos eles o princípio celestial da delegação de autoridade:

“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí a fim de tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos conceda”.

Em Lucas 10: 1 vemos que Jesus ainda designou setenta e dois outros discípulos e os enviou dois a dois por todo o mundo então conhecido e, em Hebreus 13: 8 lemos que “Jesus Cristo é sempre o mesmo, ontem, hoje e por toda a eternidade”.

- SE JESUS É SEMPRE O MESMO, ONDE ESTÃO OS SEUS PONTÍFICES, CHAMADOS POR DEUS ENTRE OS HOMENS EM FAVOR DOS HOMENS?
- ONDE ESTÃO OS SACERDOTES SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE?
-  QUEM NÃO FOR CONSTITUÍDO POR DEUS NESSE SACERDÓCIO PODE TER AUTORIDADE E PODER PARA AGIR COMO UM MINISTRO DE JESUS CRISTO?

A TERCEIRA QUESTÃO

Há no mundo apenas duas igrejas que declaram ter a sucessão apostólica com as chaves do sacerdócio por meio de Pedro, constituído por Cristo no Meridiano dos Tempos. Uma delas é a Igreja Católica, ela diz que o sacerdócio continuou válido e reconhecido por Deus de forma ininterrupta através das muitas centenas de Papas até os nossos dias.
Acontece porém que o Livro do Apocalipse demonstra que a Igreja fundada  por Jesus Cristo cairia em apostasia e só prevaleceria nos últimos dias ( ver As Portas do Inferno não Prevalecerão Contra Ela, de Massimo Franceschini em www.bibleman.net )(*).
O apóstolo Paulo também, em inúmeras escrituras, declara que antes da volta de Jesus para julgar o mundo haveria uma apostasia (**).
Veja 2 Tess 2: 3-4; 2 Tess 2: 8-12; 1 Tim 4: 1-3; 2 Tim 4: 3-4.
O apóstolo Pedro de sua feita, anunciou a restauração de todas as  coisas.
Veja Atos 3: 19-24. Pedro reforça essa profecia citando as palavras de Moisés e de todos os profetas desde Samuel que  anunciaram essas coisas para os últimos dias (***).

Vendo essa tragédia futura disse Isaias 24: 4-6:
“Eles transgridem as leis, mudam os estatutos e quebram a aliança eterna”.

A História dos povos e as Histórias Eclesiásticas de Eusébio Pamphilo e de Moshem; o primeiro, bispo de Cesárea (260-339 dC) e o segundo, reitor da Universidade de Gottingen, 1755, juntam-se a incontáveis outros livros históricos para dar  testemunho a todos nós da veracidade de uma grande apostasia acontecida. Além dos fatos escandalosos que hoje testemunhamos como protagonistas que somos de mais estas páginas finais da história deste mundo.

(*) Este link também encontra-se no final da página pessoal do autor deste artigo www.geocities.com/amoramonsud
(**) O abandono dos princípios verdadeiros e dos convênios do evangelho de Jesus Cristo.
(***)  O significado dessas escrituras em Atos 3: 19-24 é ainda maior do que o comumente ensinado.

- QUEM ESTÁ EM ERRO AO TENTAR DIZER QUE NÃO HOUVE APOSTASIA? ASSIM, AGINDO CONTRA AS ESCRITURAS, CONTRA A PALAVRA DOS APÓSTOLOS PAULO E PEDRO E CONTRA OS HISTORIADORES SECULARES!

- COMO PODERIA A IGREJA CATÓLICA SOBREVIVER SE ADMITISSE A VERDADE DA APOSTASIA; TERIA ELA OUTRA MANEIRA DE AGIR SENÃO ENGANAR A SI MESMA E AO POVO DIANTE DE DEUS?

A QUARTA QUESTÃO

No referente à questão anterior, diante de tão forte posição e raciocínio, todo homem honesto diante de Deus e dos homens dirá que os profetas, apóstolos e historiadores estão corretos e a Igreja Católica está errada ao declarar que não houve a apostasia.
E se houve apostasia, deverá haver uma restauração divina para que o sacerdócio de Melquisedeque possa voltar a operar na Terra e ser cumprido o fechamento do Plano de Deus nos últimos dias para a salvação do homem!

A outra Igreja que declara ter a sucessão dos apóstolos e as chaves de poder do Reino, é a Igreja restaurada por Deus em 1830 ao chamar e preparar para isso um novo profeta por revelação celestial em 1820; seguida de muitas outras manifestações celestiais específicas para a condução das coisas do Reino de Deus na Terra por Jesus Cristo.

Essa Igreja, como no Meridiano dos Tempos, está enviando dois a dois um número sempre crescente de missionários pelo mundo, anunciando essas coisas em preparação de um povo peculiar para receber Cristo na Sua segunda vinda!

Quem rejeitar a mensagem de Deus por seus missionários, não poderá fazer parte desse povo peculiar, um povo separado do mundo por fé em Cristo, arrependimento, batismo, confirmação como membro do Corpo de Cristo e recebimento do Espírito Santo pelas mãos do verdadeiro sacerdócio segundo a Ordem do Filho de Deus ou o sacerdócio de Melquisedeque.
No Meridiano dos Tempos Jesus disse àqueles que constituiu no mesmo sacerdócio que recebera do Pai:
 “Ide e pregai o evangelho a toda criatura; quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado”.
Hoje Ele diz a mesma coisa aos Seus missionários e, como no passado, quem não crer e negar-se ao batismo sob as mãos do verdadeiro sacerdócio restaurado aos últimos dias, será condenado a não fazer parte do povo separado do mundo por Deus.

DEUS ORDENA A TODOS QUE SE ARREPENDAM E VENHAM A CRISTO.

Isso será impossível caso não aceitem Sua restauração.
No programa restaurador de Deus estava estabelecido o envio de seres celestiais para novamente conferir o sacerdócio a um profeta ungido por Deus na Terra e usá-lo como instrumento para restaurar A Igreja de Jesus Cristo.
Um novo profeta foi chamado; João Batista, Pedro, Tiago e João cumpriram essa ordem de Deus em 1829, e em 1830 A Igreja de Jesus Cristo foi restaurada segundo as leis da Terra.

A PERGUNTA CRUCIAL A SER FEITA A DEUS EM ORAÇÃO É:
- COMO EU POSSO TER CERTEZA DESSAS COISAS?

A QUINTA QUESTÃO

Você poderá saber diretamente de Deus a verdade de todas essas coisas por poder espiritual vindo de Deus pelo Espírito Santo em manifestação ao seu coração e mente.
Deus providenciou para que os homens dispusessem fisicamente de um livro por Ele preparado durante um milênio através de Seus antigos profetas, e oculto sob a terra para que se cumprissem Seus sábios propósitos.
 Esse livro deveria ser retirado da terra nos nossos dias e falaria como o sussurro de um povo sepultado; para que tudo acontecesse exatamente de acordo com as profecias anunciadas por Seus antigos profetas.
Tudo isso já aconteceu, exatamente como Deus preparou para acontecer.

O profeta Isaias, falando da condição espiritual da humanidade do futuro, por ocasião em que seria revelado o texto desse livro selado diz:

“Naquele tempo os surdos (espirituais) ouvirão as palavras do livro”.

No referente ao verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, de fato toda a humanidade dos nossos dias estaria irremediavelmente surda espiritualmente; até que Deus mandasse a cura da surdez por meio do texto desse livro selado.
Quem ouvir e aceitar a cura terá seus ouvidos destapados por Deus. Quem se negar a ouvir e aceitar continuará surdo espiritualmente porque não quer ser curado.

“... eu vos exorto a perguntardes a Deus, O Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e, se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará sua verdade disso pelo poder do Espírito Santo”.

Nenhum livro do mundo jamais fez tal promessa!
Este fato absoluto define dois campos nitidamente distintos – são dois lados definidos por linha tão fina e precisa quanto o fio da navalha: O lado dos que crêem na restauração comandada por Jesus Cristo, se importam e fazem o que devem, e o lado dos que não crêem ou não se importam.

QUAL DOS DOIS LADOS VOCÊ VAI FICAR?

A IMPORTÂNCIA DE PERTENCER À IGREJA VERDADEIRA

As escrituras nos dizem muito daquilo que Deus quer que façamos e daquilo que não quer; para através da fé e obediência alcançarmos o direito às Suas melhores bênçãos.
O que devemos esperar dessas promessas?
Jesus disse: “Paz neste mundo e vida eterna no mundo vindouro”.
Pelos méritos desenvolvidos na expiação de Cristo podemos receber um corpo ressuscitado pelo poder de glória maior do Espírito de glória celestial, a maior de todas; obter um corpo capaz de viver em fulgores eternos do ambiente onde nosso Pai celeste vive. Em 1 Coríntios 15: 40-41 o apóstolo Paulo nos diz que “... há corpos celestes... o brilho dos celestes é como a claridade do sol”.
Um corpo espiritual e glorificado à semelhança da matéria ígnea do sol não poderá ser subjugado por qualquer outra força universal. Ele será como um fogo devorador para todos os corpos inferiores que se aproximem. O apóstolo Paulo disse em Hebreus 12: 28, “... porque nosso Deus é um fogo devorador”.

Seremos participantes da plenitude de Deus por meio desse corpo celestial e passaremos a cooperar com Ele por toda eternidade em Sua obra universal.
Gerar espíritos educá-los, testá-los, criar mundos sem fim pela palavra do sacerdócio comunicada ao Espírito; provar seus habitantes julgá-los e promovê-los, proporcionando a imortalidade a todos e vida eterna aos obedientes no tempo de sua provação.

PALAVRAS FINAIS

Os protestantes e suas ramificações não podem reivindicar uma linhagem de sucessão do sacerdócio vinda desde os apóstolos. Quando romperam com a Igreja Católica no século XVI ela era a única que reivindicava  ter o sacerdócio por sucessão apostólica. Assim, os protestantes teriam cortado o vínculo com a linhagem apostólica desde então e para sempre; pois de que forma poderiam estabelecer um outro sacerdócio operante sem manifestação dos céus?
Ao passarem a se organizar como outra igreja, os protestantes colidiram de frente com o Salmo 126: 1, “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem”.

Os protestantes se poderiam organizar como assembléias para continuar sua busca de Deus, mas não poderiam falar em nome de Deus nem realizar quaisquer ordenanças do evangelho, por falta absoluta de poder e autoridade do sacerdócio.
Os católicos ainda se poderiam manter no engano de que mantinham o sacerdócio, mas os protestantes jamais.

Porém, desde os fins do primeiro século a apostasia começara seu processo de instalação, levando Martinho Lutero ao rompimento em 1517, diante da iniqüidade inenarrável da liderança católica.
O apóstolo Paulo já advertira aos gentios no meridiano dos tempos:
“Cuidai pois, porque se Deus não poupou os ramos naturais (os judeus) muito menos poupará a vós”. (a cristandade dos gentios)
Por isso Deus retirou o sacerdócio que concedera aos gentios pelos apóstolos, como já o fizera antes com os judeus liderados por Moisés, pela mesma razão de iniqüidade cometida por ambos os povos que o portavam.

“Duras são estas palavras quem as pode ouvir?” (João 6: 60)

Quinhentos anos antes de Cristo, Buda deixou-nos um precioso ensinamento:

“Não acredites numa coisa simplesmente por ouvir dizer; não acredites debaixo da fé em tradições, pois elas são veneradas há numerosas gerações. Não acredites em nada através da autoridade dos teus mestres e sacerdotes unicamente. Crê naquilo que tu mesmo experimentares, provares e reconheceres como verdadeiro, que esteja de acordo com o teu bem e o dos
outros, e então conforma tua conduta a isso”.

Buda entendeu claramente que as verdades espirituais devem ser constatadas por nós mesmos individualmente. Não devemos consentir acomodados que outras pessoas nos ensinem sobre coisas espirituais. Ele considerou que não devemos crer em tradições, pois elas são veneradas desde muitas gerações.

FIM DO ARTIGO ADAPTADO DO FOLHETO DO MESMO NOME, EDITADO EM 1993 POR AMORAMON.