Salvação Parcial


Em um site anti-mórmon li o seguinte: "Os mórmons não vão lhe dizer que a morte de Jesus na cruz só salva parcialmente o crente (em Jesus)". E ele complementa que a igreja mórmon só passará a ensinar esse principio quando o pesquisador já estiver batizado, como se após o batismo o recém converso não pudesse abandonar a igreja.

Algumas pessoas devido ter formação superior acredita ter maior capacidade para compreender as escrituras; coitado desses (2º Coríntios 3:5-6), por isso na maioria das vezes o Salvador ensinava por parábolas justamente para confundir os que se achavam sábios e instruídos. Ainda bem que essas coisas foram dadas dessa maneira porque assim todos podem saber por si mesmo quem está com a verdade, bastando para isso permitir que o Espírito Santo trabalhe em sua vida.

Não existe um povo no mundo que acredite e respeite as escrituras mais do que o povo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, porque além de acreditar nas escrituras obedecemos aos estatutos que nos foi dado através delas.

Vamos tentar explicar esta salvação parcial que ele imputa que é um ensinamento da Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias:

Está escrito que assim como por um homem veio à morte, também por um homem veio à ressurreição, se todos morreram em Adão, do mesmo modo em Cristo todos são vivificados (1º Coríntios 15:21-22).

Como você pode observar Jesus Cristo Salvou a todos das garras de lúcifer, pois se Ele não tivesse se oferecido para pagar por nossas dividas nós mesmo teríamos que pagar por elas, e não ia ser nada bom, porque não teríamos como saldar a divida, então permaneceríamos no inferno para sempre, pois qual o poder que teríamos de ressuscitar por nós mesmos. Apenas o salvador tinha autoridade de da à própria vida e retomá-la (João 10:17-18). Ele foi ordenado para este propósito desde a fundação do mundo (1º Pedro 1:20, Apocalipse 13:8). Com o sacrifício que fez nos salvou de vivermos com satanás por toda eternidade.

Ai está a salvação parcial que podemos chamar de salvação comum a que os críticos falam em que acreditamos, pena que eles não sabem explicar, ou pode ser que entendam mais prega a sua congregação ao contrario com medo que seus discípulos descubra a verdade e os abandone, assim ajuda lúcifer em seu plano maligno de afastar o homem de Deus, porque afastado da verdade o homem não poderá ser salvo, por isso nos é recomendado pelas escrituras para ficarmos atentos com falsos mestres e os falsos profetas (2º Pedro 2:1-2). 

Leia a 1º Corintios 15:22 mais uma vez (Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados) OBSERVOU QUE EM CRISTO “TODOS SÃO VIVIFICADOS?
 
Então a ressurreição nos foi dada de graça para que pudéssemos retornar da morte. Agora será que o simples fato de retornar da morte já era suficiente para o homem poder morar com Deus? Não, o privilégio do homem ressurgir para não mais morrer é uma salvação comum que pode ser chamada de parcial, “comum” porque é uma salvação oferecida a todos que habitaram a terra tanto aos justos quanto aos iníquos.

A salvação comum não exige nenhum esforço de nossa parte (salvação parcial), mas a salvação especial exige que tenhamos uma vida semelhante à de Jesus Cristo, uma vida santa, porque através desse sacrifício nos será concedido à vida eterna, ou seja, morar com o próprio Deus (Salvação Total).

A salvação total que podemos chamar de salvação especial vem com o julgamento final onde para morar com Deus os homens que ressuscitaram para não mais morrer precisam ser julgados por suas obras para se designar em que parte do reino de Deus irão morar pela eternidade (Apocalipse 2:23; 14:13; 20:12-13). 

Sendo que os homens serão julgados de acordo com as obras realizada na carne evidencia claramente que o reino de Deus possui mais que uma glória, pois certamente cada homem receberá um quinhão diferente de acordo com o que produziu. E tendo Jesus Cristo liberado Todos os homens das garras do inimigo indica que todos irão para o reino de Deus, agora estando todos no reino de Deus tanto justos como iníquos de certo é que deva haver divisão dentro do reino porque o Senhor não pode habitar ao lado do impuro, cada homem será enviado ao grau que lhe é próprio.

O reino de Deus é composto de três glorias, e os astros celeste determina o valor de cada um deles, o sol representa o Celeste, a lua o terrestre e a estrelas o grau teleste (1º Coríntios 15:41). Deus habita no mais elevado, no terceiro céu o grau que é representado pelo sol (2º Coríntios 12:2), e deseja que toda humanidade possa vir a Ele, mas só poderão alcançar tão sublime morada os que verdadeiramente tiveram um segundo nascimento (João 3:5-7). 
Resumindo:
 
Viver para sempre: Condição oferecida de graça preparada antes da fundação do mundo pelo próprio Deus e concluída a mais ou menos 2011 anos atrás com o sacrifício de Jesus Cristo, sacrifício que a principio não da o direito do agraciado morara com o próprio Deus, apenas o privilégio de ser imortal, isso porque foi uma oferta para toda humanidade, tanto para os que praticaram o bem como para os que praticaram o mal.

Vida Eterna: É viver para sempre com Deus e Jesus Cristo, condição que nos é oferecida depois de aceitarmos o evangelho de Cristo, ou seja, depois de obedecermos aos mandamentos do Pai Eterno.

Espero ter esclarecido a duvida.
V.S.A